1168 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Rogéria Nantes Bolsonaro, mãe dos deputados bolsonaristas Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro, foi nomeada assessora na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Rio de Janeiro, comandado por Cláudio Castro (PL). A nomeação aconteceu em 1º de julho deste ano, demonstrando o apadrinhamento político bolsonarista na gestão estadual.
Rogéria já foi vereadora do Rio de Janeiro por dois mandatos, mas sua tentativa de retorno ao cargo, em 2020, pelo Republicanos, foi um fracasso. Após a derrota, ela se filiou ao PL, seguindo os passos do ex-marido, Jair Bolsonaro, e dos filhos. Essa prática de levar a família inteira para cargos públicos demonstra o compromisso do clã Bolsonaro com o aparelhamento político.
Antes de ser nomeada na secretaria estadual, Rogéria trabalhou no gabinete do deputado estadual Bruno Boaretto (PL), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Em 2022, seu nome chegou a ser cogitado para a suplência do senador Romário (PL-RJ), mas a própria equipe de Bolsonaro acabou vetando sua participação.
A nomeação de Rogéria para um cargo no governo do estado é mais uma amostra da influência bolsonarista em Cláudio Castro, que segue empenhado em acomodar aliados da família Bolsonaro em posições estratégicas. Resta saber se essa prática será bem aceita pela população, já cansada do apadrinhamento político e da falta de competência de figuras ligadas ao ex-presidente.
Para além das ações políticas, o atual governo do Rio de Janeiro, sob comando de Castro, claramente mantém laços estreitos com os interesses do bolsonarismo, o que inclui nomeações que privilegiam parentes e aliados em detrimento de escolhas técnicas e qualificadas.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.