814 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, criticou duramente a postura dos países ocidentais em seu discurso nesta quinta-feira (24) na cúpula dos Brics, afirmando que esses governos são coniventes com o "genocídio" promovido por Israel contra os palestinos em Gaza. Vieira expressou decepção com o envolvimento de potências nos ataques, sem citar diretamente Estados Unidos ou países europeus.
Em seu discurso, o chanceler elogiou a atuação dos países do Sul Global, destacando que o papel das grandes potências ocidentais tem sido "no mínimo decepcionante, para não dizer conivente". Segundo ele, países que se dizem defensores dos direitos humanos "fecham os olhos diante da maior atrocidade da história recente".
Vieira relembrou que o Brasil propôs uma resolução no Conselho de Segurança da ONU sugerindo um cessar-fogo, mas a proposta foi vetada pelos Estados Unidos. Além disso, o ministro enfatizou que não haverá paz enquanto não houver um Estado palestino independente, como definido pelas Nações Unidas há 75 anos.
O chanceler também destacou que, após o ataque do Hamas em 7 de outubro, o povo palestino está sofrendo uma "punição coletiva" com os bombardeios israelenses. Segundo ele, já foram lançados sobre Gaza mais explosivos do que em Dresden, Hamburgo e Londres na Segunda Guerra Mundial.
Mauro Vieira discursou como representante do Brasil após o presidente Lula sofrer um acidente doméstico que o impossibilitou de comparecer ao evento. O ministro também destacou o papel dos países do Sul Global como uma força positiva para a paz e criticou a falta de ação dos países que têm poder para influenciar a situação.
Seu discurso na íntegra pode ser lido aqui:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.