587 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A cúpula do Brics em Kazan terá um desdobramento nesta quinta-feira (24) com a reunião do Brics Plus, que vai reunir mais de 40 delegações de países e organizações internacionais. A ideia é expandir a participação além dos membros tradicionais, incluindo países da CEI, Ásia, África, Oriente Médio e América Latina.
A agenda do encontro incluirá temas importantes como desenvolvimento sustentável, combate à pobreza, mudanças climáticas, trocas tecnológicas e estabilidade das cadeias de suprimentos. Segundo Putin, esses são "tópicos que influenciam diretamente a vida das pessoas e exigem esforços coletivos". O conselheiro do Kremlin, Yury Ushakov, também destacou que haverá uma atenção especial à situação no Oriente Médio.
O presidente russo, Vladimir Putin, dará uma entrevista coletiva para resumir os três dias da cúpula e responder perguntas de jornalistas de vários países, inclusive aqueles que mantêm uma postura hostil em relação à Rússia. Depois da coletiva, Putin continuará as reuniões bilaterais com líderes estrangeiros presentes.
A programação do evento também inclui um jantar informal, duas sessões de trabalho e uma recepção de gala oferecida pelo presidente russo. Durante a cúpula, foi adotada a Declaração de Kazan, que formaliza os compromissos do bloco.
O Brics foi fundado em 2006 por Brasil, Rússia, Índia e China, com a entrada da África do Sul em 2011. Em janeiro de 2024, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos se tornaram membros plenos, e a Rússia assumiu a presidência rotativa do bloco.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.