1264 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará da 16ª Cúpula dos Brics por videoconferência nesta quarta-feira (22). O discurso está previsto para as 7h30 (horário de Brasília). Lula havia planejado estar presente em Kazan, na Rússia, mas, após sofrer um acidente doméstico no último sábado (19) e precisar de pontos na nuca, a viagem foi cancelada.
Na terça-feira (21), Lula conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, diretamente do Palácio da Alvorada, onde está despachando. Putin lamentou a ausência de Lula e ambos reforçaram a participação do presidente brasileiro remotamente na cúpula.
O evento, que começou na terça-feira, conta com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que lidera a delegação brasileira na Rússia. A cúpula discute a criação de uma nova categoria de "países parceiros" para o Brics, permitindo adesão sem os mesmos privilégios dos membros plenos.
Além disso, os Brics decidiram não incluir a Venezuela como possível "país parceiro", decisão que vai ao encontro do desejo do governo brasileiro. Entre as pautas, está a expansão do grupo, que já conta com novos membros como Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Putin, anfitrião do evento, tem se encontrado com líderes como Xi Jinping (China) e Masoud Pezeshkian (Irã), tentando mostrar que não está isolado, apesar das sanções ocidentais. Lula continua acompanhando as discussões, mesmo à distância.
Veja a teleconferência entre Lula e Putin na manhã de hoje (23):
Presidente Lula participa, por videoconferência, da reunião ampliada da 16ª Cúpula do BRICS https://t.co/a0YM5HtVdD
— Lula (@LulaOficial) October 23, 2024