575 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Ministério da Saúde, liderado por Nísia Trindade, anunciou nesta terça-feira (22) que vai distribuir 1,2 milhão de doses de vacinas contra a covid-19 para regularizar o abastecimento em todo o país. A medida visa suprir a falta de imunizantes, que deixou mais de 1.500 cidades sem vacinas por mais de 30 dias, segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A aquisição das doses faz parte de uma compra emergencial realizada em maio deste ano.
O Ministério também informou que recentemente concluiu um novo pregão para adquirir mais de 60 milhões de doses, garantindo a vacinação contra as cepas atualizadas pelos próximos dois anos.
Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo IBGE, crianças e adolescentes são a maioria entre os não vacinados. Cerca de 5,7 milhões de jovens entre 5 e 17 anos não haviam tomado a vacina até o primeiro semestre de 2023. Entre as principais razões para a não vacinação estão o medo de reações adversas (39,4%) e a desconfiança nas vacinas (16,9%).
Estados como Santa Catarina, Pernambuco e Paraná foram os que mais relataram desabastecimento. A cobertura vacinal geral no Brasil aponta que 86% da população tomou ao menos duas doses da vacina. A imunização segue recomendada para quem ainda não completou o ciclo e para os grupos prioritários.
O Ministério também destacou que, em 2024, o foco da vacinação será em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que receberão três doses do imunizante.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.