483 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu a expansão do comércio utilizando moedas nacionais para reduzir os "riscos políticos externos". A declaração foi feita durante uma reunião com a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, que apoiou a proposta.
Putin destacou que o aumento dos pagamentos em moedas nacionais é uma forma de minimizar a dependência de sistemas controlados pelo Ocidente, como o dólar. A reunião também contou com a presença da presidente do Banco Central Russo, Elvira Nabiulina, e do ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.
Desde o início da invasão da Ucrânia, a Rússia tem enfrentado duras sanções financeiras por parte do Ocidente. Putin defende, portanto, a redução da dependência do dólar, que ele considera uma moeda "tóxica". Para ele, a criação de um sistema alternativo ao Swift poderia ser uma solução para contornar essas sanções e garantir a autonomia financeira da Rússia.
Dilma Rousseff, por sua vez, enfatizou a importância do comércio em moedas nacionais e destacou a dificuldade que os países do Sul Global enfrentam para conseguir financiamento. Segundo Dilma, "as condições para obter financiamento são muito complicadas", o que torna ainda mais urgente a necessidade de alternativas.
O Novo Banco de Desenvolvimento, criado como alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, é uma tentativa de buscar maior autonomia financeira para as nações em desenvolvimento, fora do controle das potências ocidentais.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.