788 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o país tem grande interesse em promover o uso de moedas nacionais nas transações comerciais entre os países membros do BRICS. Segundo o chanceler, essa iniciativa é um tema prioritário para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O Brasil se posiciona a favor de disponibilizar essa nova modalidade aos agentes econômicos dos países do grupo”, declarou Vieira à agência Sputnik. Ele destacou que a implementação dessa medida exige tempo e pesquisa, mas o Brasil já possui experiências positivas na utilização de moedas locais em transações internacionais, demonstrando que a alternativa é viável.
Vieira também mencionou o avanço das discussões no âmbito da plataforma Amigos da Paz, que visa incluir novos países, principalmente do Sul Global, interessados em aderir à iniciativa. Além disso, o Brasil está pronto para apresentar sua proposta sobre a paz na Ucrânia durante encontros bilaterais no BRICS.
A cúpula do BRICS, iniciada nesta terça-feira (22) em Kazan, na Rússia, é um dos maiores eventos de política externa do grupo, reunindo 36 nações e 22 chefes de Estado.
Com informações da Sputnik
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.