321 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A chancelaria chinesa expressou nesta segunda-feira (21) seu apoio e desejos de rápida recuperação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não poderá participar da cúpula do BRICS na Rússia devido a um acidente doméstico. Em mensagem publicada na rede social X, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que manterá comunicação próxima com o Brasil para fortalecer a cooperação no bloco.
"Expressamos nossas simpatias ao presidente Lula e desejamos uma pronta recuperação. A China continuará em comunicação com o Brasil para avançar na cooperação do BRICS", dizia a postagem oficial.
Lula sofreu um pequeno acidente em sua residência oficial, no qual feriu a nuca. De acordo com o portal G1, o ferimento não oferece risco à saúde do presidente, mas os médicos recomendaram que ele evite viagens longas neste momento. Com isso, Lula cancelou sua viagem à Rússia, onde ocorreria um possível encontro com Vladimir Putin.
O presidente brasileiro será representado na cúpula pelo chanceler Mauro Vieira, enquanto ele acompanhará os trabalhos remotamente. Mesmo afastado, Lula segue em contato com líderes do bloco, reforçando a importância da cooperação internacional, especialmente diante do cenário geopolítico atual.
A China tem se mostrado um importante aliado do Brasil dentro do BRICS, e a troca de mensagens demonstra a relação de respeito e parceria que ambos os países buscam manter. O BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é um importante fórum para debater questões globais e promover o desenvolvimento econômico.
China expresses sympathies to President Lula da Silva @LulaOficial and wishes him a speedy recovery. China will stay in close communication with Brazil on BRICS cooperation to deliver more through greater BRICS cooperation. pic.twitter.com/THMbgz9DCM
— Spokesperson?????? (@MFA_China) October 21, 2024