Lula viaja à Rússia para cúpula do Brics e busca apoio à reforma da ONU

Portal Plantão Brasil
20/10/2024 09:29

Lula viaja à Rússia para cúpula do Brics e busca apoio à reforma da ONU

0 0 0 0

781 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (20) para a Rússia, onde participará da 16ª Cúpula do Brics, marcada para acontecer em Kazan entre os dias 22 e 24 de outubro. Acompanhado de ministros, Lula será recebido em um jantar com o presidente russo, Vladimir Putin, no dia 22.

Durante o evento, Lula planeja focar seus esforços em obter o apoio da Rússia e da China para a reformulação do Conselho de Segurança da ONU. Ele defende uma modernização da instituição em 2025, ano em que a Carta das Nações Unidas completará 80 anos, para a organização refletir as transformações globais. O Brasil almeja um assento permanente no Conselho, mas, apesar de já ter o apoio da França e dos Estados Unidos, Rússia e China ainda mostram resistência à ideia.

Além disso, Lula deverá aproveitar o encontro para discutir um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Brasil e China já haviam proposto uma negociação que incluísse ambas as nações para buscar uma solução ao conflito. No campo econômico, Putin comentou que a criação de uma moeda unificada para o Brics ainda é prematura, mas reiterou o compromisso de fortalecer o Novo Banco de Desenvolvimento do bloco.

O presidente brasileiro viajará em um Airbus 330-200 da Força Aérea Brasileira, o mesmo utilizado para repatriar brasileiros afetados pelos conflitos no Oriente Médio.

Com informações da CNN Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians