1128 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Áudios recentemente revelados pela revista Veja trouxeram à tona um esquema de venda de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ). As gravações indicam a atuação de advogados, lobistas e servidores da Corte em negociações de sentenças em troca de propinas. O esquema começou a ser investigado após o Coaf identificar movimentações suspeitas ligadas ao lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, que repassava valores a um intermediário associado ao ministro Paulo Moura Ribeiro.
Apesar de não haver evidências diretas envolvendo os ministros do STJ, as investigações revelam um ambiente de pressão por parte dos servidores do tribunal, que cobravam os valores prometidos pelas decisões judiciais. Em uma das conversas gravadas, Andreson reclamou que o advogado Roberto Zampieri, assassinado em Cuiabá, estava com dificuldades em reunir o dinheiro combinado, o que gerou tensões no esquema.
As investigações, agora sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao foro privilegiado, mostram a complexidade e a abrangência do esquema de corrupção. Os áudios revelam a dependência do grupo de um fluxo contínuo de propinas para garantir as decisões judiciais favoráveis.
Com informações da revista Veja
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.