764 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O chanceler turco, Hakan Fidan, expressou preocupação sobre as crescentes tensões entre Israel e Irã, destacando que Israel estaria tentando provocar Teerã para um conflito armado. Fidan afirmou que "Netanyahu regularmente abre novas frentes na região e tenta arrastar o Irã para a guerra", enfatizando que as ameaças israelenses contra as instalações nucleares e militares iranianas colocam pressão sobre Teerã para que se defenda.
Durante uma coletiva de imprensa ao lado do ministro iraniano Abbas Araghchi, Fidan declarou que as ações israelenses, principalmente as ameaças de ataque às instalações nucleares do Irã, estão criando uma situação perigosa. Segundo ele, essa postura agressiva de Israel força o Irã a responder com medidas defensivas, aumentando ainda mais a possibilidade de um conflito na região.
Recentemente, o jornal The Washington Post revelou que Netanyahu teria informado ao governo de Joe Biden sobre seus planos de atacar alvos iranianos, excluindo as instalações nucleares e de petróleo, o que elevou ainda mais a preocupação internacional sobre os desdobramentos desse conflito.
As tensões na região se intensificaram ainda mais quando, em 1º de outubro, o Irã lançou um ataque com mísseis contra Israel, que classificou a ação como um ato de autodefesa. Israel, por sua vez, prometeu retaliar apropriadamente no momento que considerar necessário, agravando a instabilidade no Oriente Médio.
Com informações da Sputnik
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.