767 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A extradição de Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista que está foragido nos Estados Unidos, permanece indefinida. O governo americano pediu informações adicionais à Justiça brasileira para analisar as acusações que pesam contra Allan, buscando assegurar que as alegações estejam alinhadas com a legislação dos EUA.
O pedido de extradição foi formalizado em novembro de 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro, aliado do blogueiro. Allan dos Santos é acusado de crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, incitação ao crime e ataques às instituições públicas brasileiras, promovendo desinformação e buscando lucros com suas atividades na internet.
A decisão de extraditá-lo foi inicialmente tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que destacou a gravidade dos ataques às instituições e o uso das redes sociais para enfraquecer a democracia brasileira. Moraes também enfatizou o envolvimento de Allan em um esquema de monetização de vídeos e doações, caracterizando uma organização criminosa.
Apesar disso, o processo enfrenta desafios. O governo americano indicou, em março deste ano, que não poderia extraditar Allan com base em acusações relacionadas à liberdade de expressão, mas continua analisando outros crimes, como a lavagem de dinheiro. Esse impasse revela as dificuldades da Justiça brasileira em garantir que Allan retorne ao país para enfrentar as acusações.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.