517 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar nesta sexta-feira, 18 de outubro, após ficar mais de cinco meses fechado devido às devastadoras enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. A cerimônia de reabertura contou com a presença dos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. Ambos chegaram no primeiro voo que pousou na nova pista do aeroporto.
Paulo Pimenta destacou a rápida retomada das operações, superando as expectativas. "Estamos reabrindo este aeroporto muito antes do que muitos imaginavam. Isso é prova de que, com união e trabalho, não há desafio que não possa ser superado", afirmou o ministro. Cerca de R$ 426 milhões foram destinados às obras emergenciais que garantiram o retorno das atividades, mesmo que parcialmente.
O aeroporto retomou suas operações com 80% da capacidade, usando uma pista de 1.730 metros, permitindo voos nacionais. A previsão é de que, até o final de outubro, o Salgado Filho esteja funcionando plenamente, com 122 voos diários e capacidade para transportar até 16 mil passageiros por dia.
O ministro Silvio Costa Filho também celebrou a reabertura, enfatizando que o momento simboliza a reconstrução do estado. "Este ato marca a força da unidade e o esforço coletivo para reconstruir o Rio Grande do Sul", afirmou ele. A reativação do aeroporto é vista como um passo crucial para a recuperação econômica da região, especialmente para o turismo, que deve ser impulsionado com a chegada das festas de fim de ano.
Pimenta finalizou reforçando o otimismo com o futuro: "Vamos chegar ao fim do ano com o aeroporto funcionando plenamente, o turismo em alta e a economia gaúcha crescendo acima da média nacional. Isso mostra que o Rio Grande do Sul e o Brasil estão no caminho certo."
“Com União e Reconstrução, não há desafio que não possa ser superado”, disse ministro Paulo Pimenta, durante a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS) nesta sexta-feira (18).
— SecomVc (@secomvc) October 18, 2024
?? Digita/lPR pic.twitter.com/invYBrzEfq