551 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da venda, manipulação, propaganda e uso dos implantes hormonais conhecidos como "chips da beleza" por farmácias de manipulação em todo o Brasil. A medida foi anunciada em nova resolução que será publicada no Diário Oficial da União e tem força de lei. A decisão foi tomada após denúncias de entidades médicas sobre o aumento de complicações graves em pacientes que usaram esses produtos.
Os "chips da beleza" são usados para emagrecimento, tratamento da menopausa e até aumento da libido e massa muscular, com a promessa de efeitos rápidos. Entretanto, esses implantes misturam hormônios como testosterona e gestrinona, além de outras substâncias sem aprovação de segurança para essa finalidade, gerando sérios riscos à saúde. As entidades médicas já vinham alertando sobre o uso descontrolado desses produtos.
Entre as complicações relatadas estão aumento do colesterol, hipertensão, derrames, arritmias cardíacas, crescimento excessivo de pelos, queda de cabelo e alterações na voz. Segundo a Anvisa, esses implantes jamais foram submetidos à avaliação oficial de segurança e eficácia.
Os pacientes que usam os chips devem procurar orientação médica imediatamente e informar qualquer reação adversa à Anvisa. O órgão alerta que o uso de hormônios para fins estéticos e de desempenho não é seguro e pode trazer consequências graves à saúde.
A Anvisa pede cautela e reforça que tratamentos hormonais devem ser feitos apenas com orientação médica especializada e dentro dos limites de segurança já estabelecidos.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.