645 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) solicitou, nesta sexta-feira (18), uma intervenção federal na empresa Enel, responsável pelo fornecimento de energia na Região Metropolitana de São Paulo. O pedido foi motivado pela demora no restabelecimento da energia após o apagão que deixou 3,1 milhões de pessoas sem luz desde o dia 11 de outubro.
O subprocurador-geral do MPTCU, Lucas Furtado, afirmou que o serviço da Enel foi insatisfatório e que a demora no retorno da normalidade ultrapassou qualquer expectativa razoável. "A falha no serviço e a demora excessiva no restabelecimento da energia se tornaram públicas e notórias, transformando a situação dos consumidores em um verdadeiro escândalo", declarou Furtado.
A representação do MPTCU ainda será analisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que abrirá um processo para avaliar o pedido. Em nota, o TCU informou que uma decisão ainda será tomada sobre a questão.
Enquanto isso, os consumidores da região enfrentam os impactos do apagão, que gerou transtornos significativos para a população. O apagão foi causado por fortes tempestades que atingiram a Grande São Paulo, mas a reação da Enel foi amplamente criticada pela lentidão em resolver o problema.
O governo federal também está acompanhando de perto a situação e deve tomar medidas para garantir que a crise seja solucionada o mais rapidamente possível.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.