Embaixada do Brasil em Buenos Aires recebe pedidos de extradição de foragidos do 8 de janeiro

Portal Plantão Brasil
17/10/2024 09:25

Embaixada do Brasil em Buenos Aires recebe pedidos de extradição de foragidos do 8 de janeiro

0 0 0 0

253 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A embaixada do Brasil em Buenos Aires recebeu nesta quarta-feira (16) quase 40 pedidos de extradição de brasileiros envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. Os pedidos referem-se a investigados que fugiram para a Argentina após os atos de vandalismo promovidos por apoiadores radicais de Jair Bolsonaro em Brasília. Os documentos estão sendo processados e devem ser encaminhados à chancelaria argentina nos próximos dias.

Esses pedidos de extradição foram feitos após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que ordenou a extradição de 63 brasileiros. A Polícia Federal do Brasil está elaborando os pedidos com base em uma lista recebida das autoridades argentinas, que identificou aproximadamente 60 indivíduos procurados pela Justiça brasileira e presentes em território argentino.

A embaixada brasileira informou que não pode comentar o caso, pois os processos de extradição estão sob sigilo judicial. No entanto, sabe-se que, enquanto os pedidos de refúgio estiverem em análise pelas autoridades argentinas, os investigados não poderão ser extraditados para o Brasil.

Em junho, o STF enviou uma solicitação formal à Argentina com uma lista de 143 pessoas condenadas por participação nos atos de 8 de janeiro. Contudo, muitos desses acusados já solicitaram refúgio na Argentina, o que torna o processo de extradição mais demorado.

Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) mostram que, entre janeiro e junho de 2024, pelo menos 126 brasileiros pediram refúgio ao governo argentino. Este número representa uma mudança significativa, considerando que em dezembro de 2023 não havia registro de pedidos de refúgio de brasileiros na Argentina. Agora, a extradição depende da decisão sobre os pedidos de refúgio e do processo conduzido pelo STF.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians