Polícia do Rio prende último envolvido no caso dos transplantes com HIV

Portal Plantão Brasil
16/10/2024 19:01

Polícia do Rio prende último envolvido no caso dos transplantes com HIV

0 0 0 0

174 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta quarta-feira (16), Cleber de Oliveira dos Santos, o último dos quatro alvos de mandados de prisão pelo escândalo dos órgãos transplantados contaminados com HIV. Cleber, funcionário do laboratório PCS Lab Saleme, foi detido ao desembarcar no Aeroporto do Galeão.

Na segunda-feira (14), a polícia havia lançado a primeira fase da Operação Verum, para prender os envolvidos na emissão de laudos falsos que resultaram no transplante de órgãos contaminados para seis pacientes. Além de Cleber, foram presos Walter Vieira, dono do laboratório, Ivanildo Fernandes dos Santos e Jacqueline Iris Barcellar de Assis, todos funcionários do PCS Lab Saleme.

As investigações indicam que houve falha operacional deliberada no controle de qualidade dos testes, com o objetivo de lucrar, resultando na emissão de resultados incorretos que atestavam que doadores não tinham HIV. Cleber e Ivanildo estariam envolvidos no protocolo fraudulento dos exames, enquanto Jacqueline teria assinado laudos falsos utilizando o registro de outra profissional.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio confirmou que seis pacientes foram infectados pelo HIV após receberem órgãos transplantados. A Anvisa e o Ministério Público do Rio de Janeiro também estão investigando o caso. A descoberta ocorreu em 10 de setembro, quando um paciente transplantado apresentou sintomas neurológicos e testou positivo para HIV, apesar de não ter o vírus antes do procedimento.

Com informações do Metrópoles

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians