Governo Lula descarta horário de verão em 2024, mas avalia retorno para 2025

Portal Plantão Brasil
16/10/2024 17:55

Governo Lula descarta horário de verão em 2024, mas avalia retorno para 2025

0 0 0 0

170 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16) a decisão do governo Lula sobre o retorno do horário de verão, medida que vinha sendo discutida nos últimos meses. De acordo com o ministro, a decisão é de que não haverá horário de verão em 2024, mas a possibilidade de sua reintrodução será avaliada para 2025.

Silveira destacou que o horário de verão é adotado em muitos países como uma forma de aliviar as sobrecargas no sistema energético ao final do dia, além de ajudar a mitigar a perda de energia intermitente. "Consideramos essa política importante para garantir mais estabilidade ao sistema, principalmente em momentos de maior demanda", afirmou o ministro.

Apesar da seca histórica enfrentada pelo país, Alexandre Silveira ressaltou que as ações do governo federal, especialmente do Ministério de Minas e Energia, garantiram uma situação de resiliência dos reservatórios. "Sempre destaquei que não havia risco energético neste período. Vivemos a maior seca da nossa história, e, graças ao planejamento do MME, nossos reservatórios mantiveram índices seguros", afirmou.

Segundo o ministro, uma última reunião com o Operador Nacional do Sistema (ONS) foi realizada na terça-feira (15), e ficou decidido que a segurança energética para 2024 está garantida, o que elimina a necessidade de adotar o horário de verão neste momento.

A possível volta do horário de verão segue em avaliação, considerando fatores como a evolução das condições climáticas e a necessidade de suporte ao sistema elétrico em anos futuros. Silveira indicou que, se necessário, a medida poderá ser retomada em 2025, caso o cenário mude.
Veja as publicações no X:




Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians