Lula assina novos planos para garantir segurança alimentar no Brasil

Portal Plantão Brasil
16/10/2024 11:26

Lula assina novos planos para garantir segurança alimentar no Brasil

0 0 0 0

238 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, da cerimônia de assinatura de dois importantes planos para a segurança alimentar e a produção sustentável no Brasil: o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planaab), também chamado de "Alimento no Prato", e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

O Planaab, composto por 29 iniciativas e 92 ações estratégicas, visa ampliar sacolões populares e centrais de abastecimento. Inicialmente, seis novas centrais serão implantadas na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo. O objetivo é garantir alimentos frescos e acessíveis para todos, beneficiando tanto consumidores quanto produtores. Um destaque do plano é o Programa Arroz da Gente, que busca aumentar a produção e estoque de arroz no Brasil, com o governo comprando até 500 mil toneladas do grão, garantindo um preço justo aos pequenos e médios produtores.

Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, destacou o papel do Planapo na segurança alimentar e no combate às mudanças climáticas. "A agricultura familiar é essencial para garantir a segurança alimentar e oferecer alimentos saudáveis ao povo brasileiro. Com o Planapo, conseguiremos ofertar alimentos mais saudáveis e ajudar na adaptação às mudanças climáticas", afirmou Teixeira.

Esses novos planos se somam a outras iniciativas do governo Lula desde 2023, como o Plano Brasil Sem Fome, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e as Cozinhas Solidárias, que visam reduzir a insegurança alimentar no país. O objetivo do governo federal é tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2026. Vale lembrar que o país havia saído dessa lista em 2014, mas voltou a figurar nela devido ao aumento da pobreza e da extrema pobreza entre 2019 e 2022.

Lula destacou que é possível conciliar produção agrícola e sustentabilidade. "Não podemos aceitar que o Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, tenha milhões de pessoas passando fome. Com esses planos, estamos dando mais um passo para garantir comida na mesa de todos e um futuro mais sustentável", concluiu o presidente.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians