Bolsonaristas reciclam fake news de 2022 sobre urnas eletrônicas após desbloqueio do X

Portal Plantão Brasil
15/10/2024 17:00

Bolsonaristas reciclam fake news de 2022 sobre urnas eletrônicas após desbloqueio do X

0 0 0 0

133 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o desbloqueio da rede social X (antigo Twitter) na última terça-feira (8), o que já resultou em uma enxurrada de desinformação sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, segundo levantamento do Instituto Democracia em Xeque. As publicações falsas que sugerem fraude na apuração da eleição municipal de São Paulo, após a derrota de Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno para Guilherme Boulos (PSOL), tinham um objetivo claro: minar a confiança no processo eleitoral.

Os tweets afirmando que "enquanto não for urna com voto impresso haverá fraudes" mostram que a narrativa do bolsonarismo ainda é forte, mesmo após as derrotas eleitorais. O levantamento aponta que a rede de Elon Musk tem se mostrado a principal fonte de desinformação, ao contrário das plataformas da Meta, que aplicam uma regulação mais rígida contra conteúdos enganosos.

De acordo com o instituto, o X tem servido de palco para a mobilização de movimentos que reivindicam o voto impresso como garantia de "transparência" no processo eleitoral, amplificando a desconfiança nas instituições democráticas. O estudo analisou mensagens publicadas em várias plataformas, com foco nas 48 horas seguintes ao desbloqueio do X, e identificou um total de 32 mil postagens sobre alegações de fraude e urnas.

O pesquisador Alexsander Chiodi, do Instituto Democracia em Xeque, afirmou ao blog de Malu Gaspar, em O Globo, que foram identificadas mensagens recicladas das eleições de 2022. As mesmas peças de propaganda usadas naquela época foram "requentadas" no X, mostrando que a narrativa de fraude ainda persiste. Essas publicações incluem até imagens que promovem o "voto impresso auditável", reutilizando o discurso do bolsonarismo e mirando especialmente em Alexandre de Moraes, ministro do STF.

A pesquisa revela ainda que, mesmo antes do desbloqueio do X, houve um aumento nas menções a fraudes e suspeitas sobre as urnas eletrônicas. Bolsonaristas e apoiadores de Marçal, utilizando VPN para burlar os bloqueios, mantinham a narrativa ativa nas redes. Com a volta do X, essas pessoas passaram a protagonizar o debate, ampliando a disseminação de fake news.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians