740 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou duramente o pacote de propostas em tramitação no Congresso que busca limitar os poderes e decisões da Suprema Corte. Mendes classificou as medidas como "vexame", "extravagantes" e afirmou que elas não devem passar pelo Congresso.
Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs). Uma das propostas permitiria ao Congresso derrubar decisões do STF se considerado que a Corte excedeu suas prerrogativas. Outra PEC limita as decisões monocráticas (individuais) dos ministros da Corte.
Em entrevista à CNN Brasil, Mendes lembrou que medidas similares só foram tomadas durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, em um regime ditatorial, e destacou que esse tipo de proposta é incompatível com a democracia. Ele expressou descrença de que tais projetos tenham sucesso no Legislativo.
As PECs, que ainda precisam passar por outras fases de tramitação no Congresso, têm gerado grande polêmica, com juristas e políticos apontando riscos para a independência do Judiciário.
Com informações da Infomoney
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.