464 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Ministério de Minas e Energia deve anunciar na próxima quarta-feira (15) se o horário de verão voltará a ser adotado no Brasil. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentará novos estudos sobre o atendimento de energia aos consumidores e possíveis mudanças nas condições hidrológicas. Em setembro, o ONS já havia indicado a necessidade de retorno do horário de verão.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou recentemente que a medida só será retomada se for considerada imprescindível. "Estamos agindo com serenidade e equilíbrio. Se não for imprescindível, vamos esperar o período chuvoso", afirmou ele no último dia 8.
Estudos do ONS indicam que o horário de verão pode gerar uma economia de R$ 400 milhões em 2024, podendo chegar a R$ 1,8 bilhão por ano a partir de 2026, devido ao melhor aproveitamento das fontes de energia solar e eólica e à redução de 2,9% na demanda por energia. A medida, em vigor desde 1985, foi suspensa durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.