353 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
A Justiça Federal de Santa Catarina determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve prestar depoimento oral no processo administrativo contra o ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques. A decisão, proferida nesta segunda-feira (14) pelo juiz Eduardo Kahler Ribeiro, da 4ª Vara Federal de Florianópolis, atendeu ao pedido da defesa de Vasques, que argumentou que um depoimento por escrito poderia comprometer a ampla defesa e o contraditório.
Bolsonaro foi convocado como testemunha de defesa de Silvinei Vasques em um procedimento que tramita na Controladoria-Geral da União (CGU). O ex-diretor da PRF está sendo investigado por ter usado o cargo público de forma política, fazendo declarações e postagens em apoio à campanha de Bolsonaro nas eleições de 2022. A investigação pode levar à perda de sua aposentadoria.
Durante a campanha, Vasques protagonizou situações que deixaram evidente sua ligação com o projeto bolsonarista. Em um evento da PRF, ele presenteou o então ministro da Justiça, Anderson Torres, com uma camiseta de futebol estampada com o número 22 — o número de campanha de Bolsonaro. A investigação por improbidade administrativa começou na Corregedoria da PRF e foi posteriormente transferida para a CGU.
Vasques também teve sua prisão preventiva decretada em agosto deste ano, a pedido do STF, por suposta interferência nas eleições de 2022. No entanto, a prisão foi revogada pelo ministro Alexandre de Moraes. Anderson Torres também foi convocado como testemunha de defesa de Vasques, embora seu depoimento deva ser feito por escrito, devido à proibição de contato entre ele e Bolsonaro.
Em dezembro do ano passado, a Justiça Federal do Rio de Janeiro absolveu Silvinei Vasques de uma acusação de improbidade administrativa, alegando que as manifestações pessoais de Vasques não poderiam ser confundidas com as institucionais da PRF. Agora, a expectativa é pelo depoimento de Bolsonaro, que pode jogar ainda mais luz sobre os abusos cometidos por membros de seu governo em instituições públicas.
Com informações
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.