440 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Faculdade Unopar informou nesta segunda-feira (14) que não reconhece o diploma de biomedicina de Jacqueline Iris Bacellar de Assis, técnica em patologia clínica de 36 anos, envolvida em uma investigação sobre exames com falsos negativos para HIV no Rio de Janeiro. O laboratório PSC Lab Saleme, onde Jacqueline teria atuado, é suspeito de ser responsável por esses laudos falsos.
O PSC Lab Saleme afirmou que Jacqueline apresentou um diploma de biomedicina e uma carteira profissional com habilitação em patologia clínica no momento de sua contratação. No entanto, a Unopar negou que tenha emitido qualquer certificado para ela. A técnica alega desconhecer o documento e afirma que nunca trabalhou como biomédica, não possuindo formação para tal.
Seis pacientes que receberam transplantes no estado do Rio testaram positivo para HIV após os laudos emitidos pela clínica. Jacqueline nega ter assinado os laudos, afirmando que seu nome foi usado como "laranja". Segundo ela, sua função era apenas revisar os documentos antes de serem enviados aos médicos para liberação.
A Polícia Civil informou que o laboratório PSC Lab Saleme operava com controle de qualidade reduzido para maximizar lucros, o que pode ter contribuído para os erros nos exames. Segundo o diretor geral do departamento de Polícia Especializada do Rio, André Neves, houve uma redução na frequência de análise dos reagentes, de diária para semanal, comprometendo a precisão dos exames.
Na operação da Polícia Civil, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão. Entre os presos estão o médico Walter Vieira, um dos sócios do laboratório, e Ivanilson Fernandes dos Santos, responsável técnico pelos laudos. Jacqueline e o técnico de laboratório Cleber de Oliveira Santos estão foragidos, mas a defesa de Jacqueline afirmou que ela se entregará em breve.
Veja imagem do suposto diploma:
Com informações da Folha de SP
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.