527 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, fez duras críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e ao prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), após ambos tentarem responsabilizar o governo federal pelo apagão que afeta o estado. Para Hoffmann, as declarações de ambos são uma "hipocrisia", visto que os problemas enfrentados pelos paulistas são resultado direto das políticas de privatização do setor energético promovidas pelos governos anteriores.
“É uma hipocrisia enorme Nunes e Tarcísio tentarem culpar o governo federal pelo apagão em São Paulo. Quem privatizou nossas empresas de energia foi o pessoal deles: tucanos, Temer, Bolsonaro e Guedes. Privatizar serviços essenciais, como energia e água, nunca deu certo em lugar nenhum. E quem sofre é sempre o povo", afirmou Hoffmann em suas redes sociais, reafirmando sua posição contrária à privatização dos serviços públicos.
A crítica de Hoffmann surge como resposta às declarações de Tarcísio, que, no último sábado (12), disse que a responsabilidade sobre o contrato de concessão da Enel, empresa que opera a distribuição de energia no estado, é do governo federal e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O governador chegou a sugerir que o Ministério de Minas e Energia abrisse um processo de caducidade contra a concessionária italiana, que enfrenta dificuldades para restabelecer a energia em São Paulo desde o temporal de sexta-feira (11).
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), também rebateu Tarcísio, lembrando que a composição atual da Aneel foi indicada durante o governo Bolsonaro, do qual o próprio Tarcísio foi ministro da Infraestrutura. Silveira destacou que o governo atual tem trabalhado para aumentar a fiscalização e a punição de concessionárias como a Enel, que têm falhado na prestação de serviços adequados. Ele ainda mencionou que, desde o início de sua gestão, medidas rigorosas estão sendo tomadas para garantir que as empresas do setor energético melhorem a qualidade dos serviços oferecidos.
Veja a publicação de Gleisi Hoffmann no X:
É muita hipocrisia de Nunes e Tarcísio tentar ligar o novo apagão de São Paulo ao governo federal. Quem vendeu (e vendeu mal) nossas empresas de energia foi a turma deles, dos tucanos, de Temer, Bolsonaro e Guedes. Privatizar serviço público de energia e água não deu certo em…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) October 14, 2024