586 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Controladoria-Geral da União (CGU) vai iniciar uma auditoria para verificar a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na crise do apagão que afeta São Paulo. O objetivo da auditoria é investigar se a Aneel cumpriu seu papel de fiscalização, especialmente no monitoramento do cumprimento das obrigações contratuais e do plano de contingência da Enel Distribuição SP.
A Enel está no centro de uma crise energética que se intensificou com o apagão iniciado na última sexta-feira (11), afetando mais de 2 milhões de clientes, dos quais mais de 500 mil ainda estão sem energia nesta segunda-feira. Este é o terceiro grande apagão que a empresa enfrenta em 11 meses.
A crise ocorre em meio a um clima de forte politização, às vésperas do segundo turno das eleições municipais. Guilherme Boulos (Psol) criticou o atual prefeito Ricardo Nunes por negligência e leniência com a Enel. Nunes, por sua vez, culpou o governo federal, enquanto o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acusou o prefeito de espalhar "fake news".
A auditoria também levanta questionamentos sobre o fato de a atual diretoria da Aneel ter sido nomeada durante o governo Jair Bolsonaro, aliado de Nunes nas eleições.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.