770 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, revelou nesta segunda-feira (14) que mais de 30 países de diversas regiões manifestaram interesse em integrar o BRICS. A declaração foi feita durante o "Brazil Africa Forum 2024", realizado em São Paulo. Vieira destacou que a inclusão de Etiópia e Egito ao bloco, que já contava com a África do Sul, reforça a representatividade do continente africano.
“Atualmente, o BRICS conta com 10 países, mas há cerca de 35 outros que já demonstraram interesse em aderir ao grupo”, afirmou o chanceler. Ele também ressaltou a importância das relações entre o Brasil e a África, afirmando que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva prioriza o continente em suas políticas externas, com várias visitas a nações africanas.
Vieira mencionou ainda o papel de liderança do Brasil no G20, especialmente em temas como a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento. Ele destacou o trabalho do Brasil na inclusão da União Africana no G20, fortalecendo a presença da África nas discussões globais.
O chanceler também reforçou a visão de neoindustrialização do Brasil, promovida pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como uma oportunidade para parcerias estratégicas com países africanos. "O Atlântico nos une como um rio", afirmou.
Em relação à segurança regional, Vieira falou sobre a importância das Zonas de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) e ressaltou os esforços do governo brasileiro na repatriação de cidadãos em áreas de conflito, como o Líbano, onde operações de resgate já estão em andamento.
Com informações da Sputnik Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.