847 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Paulo Capelli, criticou duramente neste domingo (13) a interferência dos Estados Unidos na compra de caças suecos pelo Brasil. A polêmica começou quando o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) anunciou uma investigação sobre o contrato bilionário entre o Brasil e a fabricante sueca Saab, solicitando esclarecimentos sobre a aquisição dos caças Gripen para a Força Aérea Brasileira.
Capelli condenou a atitude dos EUA e classificou o episódio como uma "agressão sem precedentes à soberania nacional". Em suas redes sociais, o presidente da ABDI afirmou que a intromissão deve ser repudiada com veemência. "Aqui é BRASIL!", declarou, reforçando a importância de o país defender sua independência nas decisões estratégicas.
A compra dos caças Gripen faz parte de um acordo bilateral entre Brasil e Suécia, e a interferência dos EUA tem sido vista como uma tentativa de atrapalhar o fortalecimento da defesa brasileira, o que gerou indignação por parte de autoridades do governo Lula.
A investigação aberta pelo Departamento de Justiça dos EUA sobre a compra feita pelo governo brasileiro dos caças suecos Gripen para equipar a nossa Força Aérea é uma agressão sem precedentes à SOBERANIA nacional que precisa ser repudiada com a máxima veemência. Aqui é BRASIL!
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) October 13, 2024