Vereador bolsonarista defende medida nazista para pessoas em situação de rua e gera revolta

Portal Plantão Brasil
11/10/2024 18:18

Vereador bolsonarista defende medida nazista para pessoas em situação de rua e gera revolta

0 0 0 0

158 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Na última terça-feira (7), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou o envio de um ofício ao Executivo sugerindo a introdução de métodos contraceptivos para pessoas em situação de rua, proposta feita pelo vereador bolsonarista Eder Borges (PP). A medida foi aprovada em votação simbólica, mesmo com a oposição de vereadores do campo progressista, como Dalton Borba (PDT), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Professora Josete (PT), que debateram com Borges durante a sessão.

A proposta sugere que métodos contraceptivos, como laqueadura e vasectomia, sejam oferecidos a pessoas em situação de rua que recusam tratamento de desintoxicação e reinserção social, sob a justificativa de proteger futuros filhos dos efeitos nocivos do uso de drogas pelos pais. Borges defendeu que a medida seria uma forma de evitar o nascimento de crianças em condições adversas, alegando que nascidos nessas circunstâncias teriam sequelas graves.

A sugestão, no entanto, gerou uma forte reação de vereadores que criticaram a proposta. Dalton Borba comparou a iniciativa a políticas nazistas de esterilização forçada e acusou o vereador de desumanizar a população de rua. Para ele, a medida "fere a dignidade humana" e se assemelha a práticas de controle populacional realizadas pelo regime nazista, que atingiram pessoas consideradas "indesejadas".

A vereadora Giorgia Prates, por sua vez, destacou que a proposta atenta contra os direitos humanos e promove a estigmatização das pessoas em situação de rua, além de atacar sua autonomia. Professora Josete completou as críticas argumentando que a prefeitura deveria, ao invés disso, ampliar as equipes de atendimento do programa Consultório na Rua, que já presta assistência a essa população vulnerável.

Apesar das críticas, a sugestão foi transformada em ofício e enviada ao Executivo, que agora avaliará sua viabilidade. No entanto, a proposta não é de aplicação obrigatória e será analisada pela prefeitura.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians