1902 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Seis pessoas foram presas em flagrante nesta sexta-feira (11) em uma operação de combate ao armazenamento de material de abuso sexual infantil em Santa Catarina. A ação, coordenada pelo CyberGaeco, contou com o apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations - HSI), em parceria com a Embaixada Americana.
A operação, batizada de Griffin, cumpriu oito mandados de busca e apreensão em diversas cidades do estado, com o objetivo de identificar e punir responsáveis por crimes de exploração sexual infantil na internet. Entre as cidades alvos dos mandados estão Florianópolis, Balneário Camboriú, Navegantes e outras. A escolha do nome da operação faz referência ao "Grifo", criatura mitológica conhecida por sua vigilância e proteção, destacando o compromisso das autoridades com a proteção das crianças.
A ação ocorreu um dia antes do Dia das Crianças, reforçando o empenho do Ministério Público de Santa Catarina em combater crimes de abuso e exploração sexual de menores. O CyberGaeco, órgão do MP especializado em crimes virtuais, já havia realizado operações de sucesso no passado, como a prisão de um médico que armazenava 13 mil imagens de abuso infantil e filmava pacientes sem consentimento.
Em três anos de atuação, o CyberGaeco já realizou operações que envolvem não só crimes sexuais, mas também contra o patrimônio público, corrupção e fraudes bancárias, totalizando mais de R$ 4 milhões bloqueados e 127 mandados de busca e apreensão.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.