1583 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Mais 217 passageiros e cinco animais de estimação vindos do Líbano desembarcaram nesta quinta-feira (10) na Base Aérea em Guarulhos, marcando o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro. Desde o início dos ataques israelenses a alvos do Hezbollah no território libanês, um total de 672 brasileiros e seus familiares foram repatriados. A operação do governo brasileiro tem como objetivo proteger cidadãos em meio ao agravamento do conflito na região.
A Força Aérea Brasileira (FAB) estima repatriar cerca de 3 mil dos 21 mil brasileiros que vivem no Líbano. Para isso, a FAB está operando voos semanais, utilizando a aeronave KC-30, que tem capacidade para 230 passageiros. A rota inclui uma escala em Lisboa, Portugal, tanto para reabastecimento quanto para situações emergenciais, como foi o caso de um passageiro de 41 anos que precisou ser hospitalizado por suspeita de trombose.
Além dos brasileiros, 80 estrangeiros com vínculos familiares no Brasil foram transportados nos voos, graças a acordos firmados entre o governo brasileiro e o Líbano. Esses estrangeiros incluem cidadãos de países como Uruguai, Argentina e Venezuela, que também estavam no Líbano em meio ao conflito.
O Ministério das Relações Exteriores está em contato direto com a embaixada brasileira em Beirute para organizar os próximos voos. O objetivo é continuar o processo de repatriação de forma coordenada e segura, priorizando a proteção dos cidadãos brasileiros e de seus familiares.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.