BNDES é referência internacional para Nobel da Economia no combate à crise climática

Portal Plantão Brasil
10/10/2024 18:19

BNDES é referência internacional para Nobel da Economia no combate à crise climática

0 0 0 0

123 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o renomado economista Joseph Stiglitz, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2011, destacou o esgotamento do modelo capitalista em diversas sociedades ao redor do mundo e criticou teorias de grandes nomes do liberalismo, como Milton Friedman e Friedrich Hayek. Ele reforçou a importância do papel do Estado no desenvolvimento econômico e na preservação da democracia, temas centrais em suas análises.

No entanto, o que chamou atenção nas declarações de Stiglitz foi a ênfase que ele deu ao modelo de fomento ao desenvolvimento promovido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no Brasil. Segundo o economista, o BNDES exerce uma função estratégica, especialmente no combate às mudanças climáticas, comparando-o a instituições como o Banco Europeu de Investimento.

Para Stiglitz, o setor privado tende a ser míope e avesso a riscos, enquanto os bancos de desenvolvimento podem ter uma visão de longo prazo e assumir riscos maiores. Ele citou o BNDES como exemplo de sucesso, mencionando seu apoio ao desenvolvimento da Embraer e à produção de biocombustíveis à base de cana-de-açúcar, iniciativas que têm sido fundamentais na luta contra o aquecimento global.

“O BNDES tem sido um pilar no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, mostrando como o Estado pode ser protagonista no crescimento econômico e na preservação ambiental”, destacou o economista.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians