Alinhado à direita, ministro Múcio fere soberania ao defender interesses externos e critica governo

Portal Plantão Brasil
9/10/2024 19:37

Alinhado à direita, ministro Múcio fere soberania ao defender interesses externos e critica governo

0 0 0 0

498 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro da Defesa, José Múcio, está claramente desalinhado com as diretrizes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Ao invés de focar na missão de fortalecer a soberania e a defesa nacional, ele fez declarações absurdas e equivocadas que colocam em xeque seu entendimento do papel que ocupa. Durante um pronunciamento, Múcio distribuiu críticas ao Itamaraty, sugeriu que as Forças Armadas impediram um golpe em 8 de janeiro de 2023 e, ainda por cima, relativizou o golpe militar de 1964, algo que não pode ser questionado: foi, sim, um golpe promovido pelas Forças Armadas.

Além disso, Múcio usou um discurso completamente enviesado ao falar sobre uma licitação vencida por Israel, misturando política externa com elogios a um país envolvido em genocídio, e criticou a esquerda por "impedir" essa negociação devido ao massacre do povo palestino. O ministro foi ainda mais longe ao sugerir que deveríamos explorar o potássio em terras indígenas, ignorando completamente os direitos dos povos originários. Ele também atacou o governo por não vender munição para a Alemanha, desconsiderando a posição pacifista do presidente Lula em relação à guerra na Ucrânia.

Esse tipo de postura mostra que Múcio está perdido, agindo contra os interesses do governo e ignorando o alinhamento constitucional e ético que o Brasil deve seguir. A insistência em tratar como iguais os que defendem a democracia e os que tentaram um golpe só prova que ele não entendeu qual é o seu papel como ministro da Defesa.

A seguir, a transcrição da fala de Múcio e a seguir o vídeo.

"A questão diplomática interfere na defesa. Houve agora uma concorrência, uma licitação, venceram os judeus, o povo de Israel. Mas por questão da guerra, do Hamas, dos grupos políticos, nós estamos com essa licitação pronta, mas por questões ideológicas nós não podemos aprovar. O TCU não permitiu dar o segundo colocado e nós estamos aguardando que essa circunstância passe para que a gente possa se defender. Nós, por exemplo... importamos potássio do Canadá, quando nós temos a segunda maior reserva de potássio aqui. Mas por questão ideológica, a Constituição prevê, mas como está embaixo da terra dos índios, nós não podemos exportar, nós não podemos explorar o nosso potássio. A defesa ficou órfã, porque a esquerda achava que eles haviam programado, projetado aquele golpe e a direita ficaram zangadas (sic) porque não se deu o golpe. Então nós ficamos sem ter com quem conversar, com quem discutir. Por quê? Porque se muita gente debita às forças armadas o golpe de 64, precisava ter creditado às forças armadas não ter havido o golpe em 2023. Foram as forças armadas que preservaram e seguraram a nossa democracia. Quer ver um exemplo de embaraço diplomático? Nós temos uma munição aqui no exército que não usamos. A Alemanha quis comprar. Está lá, custa caro para manter essa munição, vender. Fizemos um negócio, um grande negócio, não faz, porque senão o Alemão vai mandar para a Ucrânia e a Ucrânia vai usar contra a Rússia e a Rússia vai mexer nos nossos acordos de fertilizantes.



Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians