911 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Após 39 dias de suspensão, a rede social X, de Elon Musk, foi autorizada a voltar a funcionar no Brasil, após um longo impasse com o Supremo Tribunal Federal (STF). A liberação veio após a empresa pagar uma multa de R$ 28,6 milhões e nomear um representante local, cumprindo as exigências legais brasileiras. A retomada, que deve ocorrer em até 24 horas, repercutiu na imprensa internacional, com diversos veículos apontando a resolução como uma derrota para Musk.
O jornal "The New York Times" destacou que, apesar de Musk se apresentar como um defensor da liberdade de expressão, sua empresa perdeu negócios em um dos maiores mercados. A BBC, por sua vez, ressaltou que Musk inicialmente preferiu fechar o escritório da X no Brasil em vez de cumprir as ordens do STF. Além disso, o bilionário chegou a insultar o ministro Alexandre de Moraes, comparando-o a vilões de ficção.
A revista Wired apontou que Musk "não teve escolha" senão ceder às exigências da Justiça brasileira. Já o francês "Le Monde" enquadrou o caso como um conflito entre liberdade de expressão e responsabilidade corporativa, mencionando o papel de Moraes na luta contra a desinformação relacionada às eleições de 2022.
Com informações de O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.