983 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Os moradores da Flórida têm até esta quarta-feira (9) para evacuar ou se preparar para a chegada do furacão Milton, classificado como categoria 5, que promete ser um dos mais destrutivos a atingir a Costa do Golfo. Mais de um milhão de pessoas em áreas costeiras receberam ordens de evacuação, e as rodovias e postos de gasolina estão congestionados devido à fuga em massa. A região ainda se recupera dos estragos causados pelo furacão Helene, há menos de duas semanas.
Milton segue em direção à área metropolitana de Tampa Bay, que abriga mais de 3 milhões de pessoas. Meteorologistas alertam que a tempestade pode mudar de trajetória, mas está previsto que chegue à costa entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira. A tempestade, que se move de oeste para leste através do Golfo do México, deve provocar uma elevação do nível do mar de até 3 metros, gerando uma ameaça mortal às áreas costeiras.
Autoridades, incluindo o presidente Joe Biden e a prefeita de Tampa, Jane Castor, alertaram que as pessoas nas zonas de evacuação precisam deixar suas casas ou estarão em risco de vida. O furacão Milton registra ventos de até 260 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o que o coloca no nível máximo da escala Saffir-Simpson. Mesmo que a velocidade dos ventos diminua, o aumento do tamanho da tempestade amplia a área de risco.
O furacão Milton impactará cerca de 2,8% do PIB dos EUA, segundo o economista-chefe Ryan Sweet, da Oxford Economics. Diversas empresas, incluindo companhias aéreas, empresas de energia e o parque temático da Universal Studios, já começaram a interromper suas operações na Flórida em antecipação aos impactos da tempestade. Milton se tornou a terceira tempestade de intensificação mais rápida já registrada no Atlântico, passando de categoria 1 para 5 em menos de 24 horas.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.