48 mil votos anulados ao digitar 13 em vez de 50 poderiam dar a vitória a Boulos no 1° turno

Portal Plantão Brasil
9/10/2024 10:45

48 mil votos anulados ao digitar 13 em vez de 50 poderiam dar a vitória a Boulos no 1° turno

0 0 0 0

383 visitas - Fonte: Plantão Brasil

No primeiro turno das eleições em São Paulo, cerca de 48,1 mil eleitores anularam seus votos ao digitar o número 13, associado ao PT, na escolha para prefeito, de acordo com levantamento do Globo com base no Registro Digital de Voto das urnas. Esse volume de votos nulos só foi superado pelos 258 mil que votaram "00". A diferença entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) foi de apenas 25 mil votos, o que significa que, se parte desses eleitores tivesse votado corretamente em Boulos, ele teria superado o atual prefeito.

Durante a campanha, Pablo Marçal (PRTB) gerou confusão ao citar o número incorreto de Boulos em pelo menos dois debates, sugerindo que os eleitores digitassem "13" em vez de "50", o que acabou prejudicando o psolista. Em resposta, Boulos esclareceu várias vezes que o número correto de sua candidatura é 50, apoiado pelo PT e pelo presidente Lula.

A campanha de Boulos afirmou que essa confusão foi provocada por fake news divulgadas por Marçal, o que levou à anulação de muitos votos. Mesmo assim, a equipe de Boulos está otimista para o segundo turno, destacando que o psolista superou esses desafios e chegou à fase final da disputa.

Além disso, o coordenador da campanha, Rui Falcão, apontou que a confusão pode ter sido reforçada pela votação para vereadores, já que eleitores poderiam ter repetido o número 13 do PT ao votar para prefeito, mas acredita que isso será resolvido no segundo turno.

Com informações de O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians