1136 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (8) a indicação de Gabriel Galípolo, feita por Lula, para presidir o Banco Central (BC) a partir de 2025. O economista foi aprovado por unanimidade, com 26 votos favoráveis, após quatro horas de sabatina. O próximo passo será a votação no plenário do Senado, prevista para ocorrer ainda hoje.
Se confirmado, Galípolo assumirá o cargo em substituição a Roberto Campos Neto, cuja gestão, marcada por juros altos e criticada por Lula, termina em 31 de dezembro. O mandato de Galípolo terá duração de quatro anos. Durante a sabatina, o economista respondeu sobre temas como a independência do BC, o combate à inflação e sua relação com Campos Neto.
Galípolo, atualmente diretor de Política Monetária do BC, garantiu que o presidente Lula lhe assegurou total liberdade para tomar decisões. Ele enfatizou o compromisso do BC com a estabilidade econômica, citando a necessidade de uma agenda voltada para o combate à inflação e o crescimento sustentável do país.
A indicação de Galípolo foi bem recebida no mercado financeiro, que reconhece sua capacidade técnica e sua independência. Ele também destacou a importância de equilibrar o combate à inflação com o crescimento econômico e a geração de empregos, mantendo a estabilidade do sistema financeiro.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.