367 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB), parte da operação “Raízes do Cedro”, chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira (8), trazendo 227 brasileiros repatriados do Líbano, incluindo 49 crianças e três animais de estimação. A aeronave pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 6h58. Com essa chegada, já são 456 pessoas resgatadas pela missão humanitária, que visa retirar cidadãos brasileiros do território libanês devido à escalada de tensões na região.
Além de trazer os repatriados, a FAB levou insumos médico-hospitalares ao Líbano, como parte dos pedidos das autoridades locais. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, novos voos com mais ajuda estão sendo organizados. A operação envolve uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros e psicólogos, para garantir o suporte adequado aos repatriados.
O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, continua em contato com os brasileiros ainda no Líbano e alerta para que sigam as orientações de segurança local. Para aqueles que possuem meios, é recomendável deixar o país por conta própria, pois o Aeroporto de Beirute ainda está operacional.
Além disso, o governo brasileiro flexibilizou regras para a entrada de cães e gatos provenientes do Oriente Médio, permitindo que os animais retornem sem a apresentação imediata de documentos, facilitando o processo de repatriação de pets.
A Operação Raízes do Cedro foi organizada em resposta ao conflito entre Israel e o Hezbollah no Líbano. A ação segue o modelo de operações anteriores, como a “Voltando em Paz”, realizada em 2023, que repatriou brasileiros da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.