503 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Partido dos Trabalhadores (PT) encerrou o primeiro turno das eleições deste domingo (6) com um saldo extremamente positivo, ampliando significativamente sua presença em prefeituras pelo país. Em 2024, o PT foi eleito para 251 prefeituras, superando as 183 conquistadas em 2020, o que representa um avanço expressivo e um processo de reconstrução do partido em nível local.
A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, celebrou o resultado, destacando que a recuperação do partido nas eleições municipais é um reflexo da força e da capacidade de mobilização da militância petista. "Nós já esperávamos um desempenho melhor do que 2020, uma eleição muito difícil para nós, assim como foi em 2016. Esta eleição de 2024 mostra que o PT está se reconstruindo no processo eleitoral local, e isso é extremamente importante", afirmou Gleisi em entrevista à TvPT.
Gleisi também fez questão de agradecer o engajamento da militância, destacando o vigor e a vitalidade do PT durante todo o processo eleitoral. "O PT mostrou sua força e a vontade de participar do processo democrático, que é tão bonito. Eleições são momentos em que podemos depositar nosso voto na urna e escolher nossos representantes para os próximos quatro anos nos municípios brasileiros", acrescentou.
A presidenta também comentou sobre as alianças do PT com candidatos que venceram o primeiro turno ou que ainda disputam o segundo. Em São Paulo, por exemplo, o partido está ao lado de Guilherme Boulos (PSOL), que concorre à prefeitura junto com Marta Suplicy (PT), reconhecida como uma das melhores administradoras que a capital já teve. "É muito importante termos Boulos no segundo turno em São Paulo, mostrando a força da esquerda e do campo progressista na maior cidade do país", declarou Gleisi, destacando o apoio irrestrito do partido para garantir a vitória de Boulos.
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) foi reeleito no primeiro turno com apoio do PT e do presidente Lula, derrotando o candidato de Bolsonaro, Alexandre Ramagem (PL). Gleisi destacou a importância dessa vitória: "Bolsonaro escolheu seu candidato, mas não conseguiu levá-lo para o segundo turno. Eduardo Paes, apoiado por Lula e no campo democrático, venceu com folga, o que é um grande triunfo para nós".
Além disso, o PT está no segundo turno em quatro capitais: Porto Alegre com Maria do Rosário, Natal com Natália Bonavides, Fortaleza com Evandro Leitão e Cuiabá com Lúdio Cabral, além de outras 12 cidades no país.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.