935 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A filha do médico José Roberto Souza, Carla Maria de Oliveira e Souza, entrou com uma ação popular pedindo a inelegibilidade de Pablo Marçal (PRTB) por falsidade ideológica. Marçal havia publicado um laudo com assinatura falsificada do médico, já falecido, alegando uma suposta internação de Guilherme Boulos (PSOL) por uso de cocaína. A ação, protocolada ontem, solicita que Marçal seja impedido de concorrer nas eleições deste ano e que os votos recebidos por ele no primeiro turno sejam anulados.
A juíza Luiza Barros Rozas Verotti, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, recebeu o caso na madrugada desta sexta-feira. O advogado Gabriel de Britto Silva, especialista em direito coletivo, explicou que a ação popular tem como objetivo invalidar condutas ilícitas que lesem a moralidade administrativa e os princípios da administração pública.
Os peritos analisaram o laudo divulgado por Marçal e constataram que a assinatura atribuída ao médico era falsa, utilizando o método grafotécnico para comparar o documento com assinaturas oficiais. As discrepâncias indicam que a assinatura foi forjada, pois foi feita com uma velocidade muito diferente das originais, além de conter um número de RG incorreto.
A Polícia Federal (PF) já investiga Marçal por suas acusações contra Boulos e incluiu o caso do laudo falsificado no inquérito existente. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que a instituição está comprometida em coibir a prática de crimes eleitorais e garantiu que não há politização na investigação. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou Marçal a prestar depoimento em 24 horas.
Marçal, por sua vez, alegou que apenas compartilhou o laudo nas redes sociais e afirmou que não foi o responsável pela falsificação. O candidato é amigo do dono da clínica que aparece no documento forjado, o que reforça a suspeita sobre sua ligação com o caso. Guilherme Boulos repudiou a farsa e afirmou que espera uma resposta da Justiça.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.