501 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Partido dos Trabalhadores (PT) e o PSOL formaram as maiores bancadas de vereadores em Porto Alegre, cada um conquistando cinco cadeiras na Câmara. Já o PL emplacou quatro representantes, enquanto MDB, PP, PSDB e Republicanos elegeram três cada. A eleição também trouxe mudanças significativas, incluindo a vitória das primeiras vereadoras trans da capital gaúcha, Natasha (PT) e Atena Roveda (PSOL), que defenderam os direitos da população LGBTQIAPN+ e outras minorias políticas.
Com 99,99% das urnas apuradas, Jesse Sangalli (PL) foi o vereador mais votado, com 22.955 votos. A candidata negra Karen Santos (PSOL) ampliou sua votação em relação a 2020, ficando em segundo lugar, com 20.207 votos. Outra mulher negra eleita pelo PSOL foi Grazi Oliveira, que estreará na Câmara com 14.300 votos e é doutoranda em educação pela UFRGS.
O PL também emplacou a terceira mais votada, a Comandante Nádia, enquanto Ramiro Rosário (Novo) ficou com a quarta posição. A eleição marcou ainda a renovação da bancada do PT, que contará com o médico Alexandre Bublitz e Juliana Souza, além da reeleição do coletivo encabeçado por Giovani Culau, do PCdoB.
Entre os candidatos de direita, figuras históricas como Monica Leal e Cassiá Carpes ficaram de fora, mostrando a rejeição da população porto-alegrense às velhas práticas políticas e à tentativa bolsonarista de manter a influência. Por outro lado, o PP e o MDB conseguiram eleger algumas figuras de destaque, como Mariana Lescano e Tanise Sabino.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.