463 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Partido dos Trabalhadores (PT) conquistou a maior bancada de vereadores na cidade de São Paulo, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados neste domingo (6). Com 14,55% dos votos válidos, o PT garantiu 8 cadeiras na Câmara Municipal. Logo atrás, aparecem MDB, União Brasil e PL, com 7 cadeiras cada.
O PSOL e o Podemos elegeram 6 vereadores cada, enquanto o PP ficou com 4 e o PSD com 3. Republicanos e PSB conseguiram 2 cadeiras cada, e PV, Novo e Rede conquistaram uma vaga cada. Já o PSDB, outrora uma força política significativa na cidade, não conseguiu eleger nenhum vereador.
Lucas Pavanato, do PL, foi o vereador mais votado, com 161.386 votos, seguido por Ana Carolina Oliveira, do Podemos, que obteve 129.563 votos. O resultado também mostrou a força do campo progressista, com figuras como Luna Zarattini e Hélio Rodrigues, ambos do PT, entre os eleitos.
O sistema de escolha dos vereadores é proporcional, em que as vagas são atribuídas aos partidos, federações ou coligações de acordo com os quocientes eleitoral e partidário. Isso significa que a distribuição das cadeiras leva em conta tanto o número de votos recebidos pelo partido quanto a quantidade de votos válidos no pleito.
A conquista do PT e de partidos de esquerda como o PSOL em São Paulo reflete o fortalecimento da base progressista no cenário local, trazendo esperança de políticas públicas mais inclusivas e comprometidas com a população paulistana.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.