714 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O desembargador Silmar Fernandes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), afirmou neste domingo, 6, que a candidatura de Pablo Marçal (PRTB) pode ser cassada antes do segundo turno, caso se confirme a falsificação do laudo médico que tenta vincular Guilherme Boulos (PSOL) ao uso de cocaína. "Havendo irregularidade, qualquer candidato pode ser cassado em qualquer momento do processo eleitoral. Quem desrespeita a legislação enfrenta as consequências. Pode demorar, mas a punição chega", declarou o desembargador em coletiva após a votação.
Fernandes preferiu não antecipar um julgamento sobre o caso, ressaltando que "não se pode avaliar algo que ainda está sob investigação. Existe um inquérito policial e medidas judiciais já foram tomadas. Se houver crime, o responsável deverá responder por isso", afirmou.
O presidente do TRE-SP comentou ainda que o primeiro turno das eleições em São Paulo ocorreu "dentro da normalidade", sem registro de confusões ou atritos.
Marçal (PRTB) vem enfrentando uma série de problemas políticos e legais desde a divulgação do laudo falso na última sexta-feira (4). Sua conta no Instagram foi suspensa por decisão judicial e, ao tentar criar um novo perfil, teve a tentativa bloqueada pela Justiça no mesmo dia. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou uma investigação sobre o candidato, exigindo esclarecimentos sobre suas publicações na plataforma X (antigo Twitter), também suspensa.
Investigações preliminares revelaram que o documento compartilhado por Marçal foi adulterado. Uma análise pericial do Instituto de Criminalística de São Paulo confirmou a falsificação na tarde de sábado (5). Mesmo adversários políticos de Boulos condenaram a atitude de Marçal, que, por sua vez, tentou minimizar o caso, alegando que apenas compartilhou um laudo que recebeu.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.