809 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Na manhã deste sábado (5), a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a decolagem de uma aeronave KC-30 com destino ao Líbano para resgatar brasileiros afetados pelos conflitos na região. O voo partiu de Lisboa às 6h55 (horário de Brasília) e deve pousar no Líbano por volta das 11h. A operação, denominada "Raízes do Cedro", visa trazer de volta ao Brasil cerca de 220 brasileiros e seus familiares.
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, afirmou que o Brasil possui capacidade de resgatar até 500 pessoas por semana, em uma operação que se tornou urgente devido ao aumento dos ataques de Israel ao Líbano, que começaram a se intensificar no dia 20 de setembro. Até agora, dois brasileiros morreram nos confrontos.
A primeira tentativa de repatriação, prevista para a sexta-feira (4), foi adiada por questões de segurança após o agravamento dos ataques aéreos. A decisão de enviar a missão ao Líbano foi tomada após uma conversa entre o presidente Lula e o chanceler Mauro Vieira. Desde então, a embaixada brasileira em Beirute tem mantido contato com os cidadãos dispostos a retornar.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.