970 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou nesta sexta-feira (4) a importância de fortalecer a integração econômica entre os países da América Latina. Durante evento da ApexBrasil, ele destacou que o baixo volume de comércio entre os países da região é um obstáculo ao desenvolvimento econômico e que o governo tem trabalhado para mudar essa situação.
Alckmin comparou a América Latina com a União Europeia, onde 70% do comércio é feito entre os próprios membros, enquanto na América Latina essa taxa é de apenas 26%. Segundo ele, o Brasil precisa "reconquistar os vizinhos" e fortalecer os laços comerciais, criando valor agregado e gerando empregos.
O vice-presidente também defendeu o acordo Mercosul-União Europeia e está otimista quanto à sua aprovação. Ele mencionou a importância da revisão do acordo comercial com o México, citando o exemplo de vantagens comparativas que o país norte-americano possui devido à proximidade com os Estados Unidos.
Alckmin ainda destacou que, embora o Mercosul tenha acordos com países como Israel, Egito e Palestina, o bloco permanece "isolado", dificultando o avanço em outras frentes comerciais globais.
Durante o evento, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciou uma nova ferramenta que visa ampliar as oportunidades de exportação para empresas brasileiras, reunindo licitações de governos da América do Sul e organizações internacionais em um único espaço. Viana enfatizou a necessidade de integração entre América Latina e África para promover o desenvolvimento sustentável.
Com informações da Sputnik
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.