728 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira (4), no Palácio do Planalto, a rainha Mary Donaldson, da Dinamarca, em um encontro voltado ao fortalecimento das relações entre os dois países. A reunião contou com a participação de autoridades, como o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o ministro do Clima e Energia da Dinamarca, Lars Aagaard.
Os principais temas discutidos foram cooperação na saúde, preservação ambiental, transição energética e combate à fome. Lula destacou os esforços do Brasil em reconstruir laços internacionais e convidou a Dinamarca a integrar a Aliança Contra a Fome, que será lançada durante o encontro do G20, no Rio de Janeiro, em novembro.
Lula agradeceu pela devolução do Manto Tupinambá ao Museu Nacional e reafirmou o compromisso do Brasil com o fim do desmatamento na Amazônia. A rainha Mary Donaldson expressou solidariedade pelas enchentes no Rio Grande do Sul e destacou a visita que fez à Amazônia, enfatizando o desejo de estreitar laços com o Brasil em áreas como saúde e preservação ambiental.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a cooperação em telemedicina, setor em que a Dinamarca é referência. Além disso, a empresa dinamarquesa Novo Nordisk anunciou um investimento de R$ 864 milhões para modernizar a produção de insulina em Minas Gerais.
As relações comerciais entre Brasil e Dinamarca se mantêm sólidas, com um intercâmbio de US$ 1,5 bilhão entre janeiro e agosto de 2024. Lula e a rainha reafirmaram a importância de expandir esses laços comerciais, com foco em saúde, energia e meio ambiente.
Com informações do brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.