579 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A suspensão da rede social X no Brasil trouxe um impacto positivo à saúde mental de muitos usuários, segundo pesquisa realizada pela Broadminded, da Sherlock Communications. Entre os 1.405 entrevistados, um em cada três relatou melhora no bem-estar após o bloqueio da plataforma, conhecida por ser um ambiente tóxico. Antes mesmo da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), 74% dos entrevistados já haviam diminuído o uso da rede.
Curiosamente, apesar da melhora relatada, 76% dos participantes afirmaram que voltariam a utilizar o X caso a suspensão seja revertida, enquanto 15% declararam que não retornariam. Antes do bloqueio, mais da metade dos entrevistados (51%) utilizava a plataforma frequentemente. Com a suspensão, 22% migraram para o Threads e 38% para o BlueSky.
Em relação ao acesso a informações, 68% dos entrevistados disseram que se sentiam mais bem informados enquanto utilizavam a plataforma X. A pesquisa também revelou que 43% dos entrevistados consideraram injustificada a ação do STF, enquanto 39% concordaram com a suspensão. No entanto, 80% afirmaram que a rede deve respeitar as leis brasileiras, e 70% acreditam que a plataforma é responsável pelo conteúdo desinformativo disseminado.
A repercussão foi sentida em outras redes, como o BlueSky, onde muitos usuários relataram se sentir melhores após o afastamento do ambiente tóxico do X. Comentários como "me sinto saindo de uma relação tóxica" e "não sinto nem um pingo de falta" reforçam o impacto positivo da decisão.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.