1943 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O setor industrial brasileiro apresentou crescimento de 2,2% em comparação à série histórica de 2023, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira (2). De janeiro a agosto de 2024, o crescimento acumulado atingiu 3%, apesar da queda de 1,4% entre junho e julho. A recuperação veio logo no mês seguinte, com um aumento de 0,1% na produção em agosto.
Nos últimos 12 meses, a expansão da indústria foi de 2,4%, mostrando sinais claros de recuperação econômica. Segundo o IBGE, "a produção industrial se encontra 1,5% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020". O prognóstico é de que o ritmo de crescimento continue positivo nos próximos meses.
Entre os setores que se destacam, a indústria extrativa teve crescimento de 1,1% em agosto, após dois meses de retração. O setor farmacêutico registrou um aumento expressivo de 3,5%, enquanto a produção de produtos eletrônicos e ópticos subiu 4%. Bens de consumo também mostraram recuperação.
Comparado ao ano passado, a produção industrial cresceu nas quatro grandes categorias econômicas, com aumento em 18 dos 25 ramos produtivos. O acumulado geral de janeiro a agosto de 2024 fechou com um crescimento de 3%, com destaque para bens de consumo duráveis (8,6%) e bens de capital (6,6%).
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.