313 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Anatel tem sido alvo de uma série de fake news desde que autorizou a operação de uma nova empresa de internet por satélite no Brasil. Na última terça-feira (1), a agência precisou emitir um comunicado para desmentir boatos sobre suas relações com a Starlink, empresa de Elon Musk. Essa empresa tem desrespeitado repetidamente resoluções judiciais no Brasil, o que levou o ministro Alexandre de Moraes a multá-la e ordenar bloqueios.
As informações falsas indicavam que a Anatel estaria se recusando a fechar novos contratos com a Starlink, que hoje responde por 4,7% do mercado de internet via satélite no Brasil. A Starlink presta serviços em áreas remotas do país, especialmente na região norte, e atende órgãos como a Marinha, o Ministério da Saúde e a Funai.
No comunicado, a Anatel também negou a existência de contratos com a empresa E-Space para lançar foguetes em parceria com o governo. A agência esclareceu que seu papel é autorizar a operação de satélites no Brasil, permitindo que prestadoras forneçam capacidade satelital, mas sem firmar contratos diretos.
O objetivo da Anatel, segundo o comunicado, é ampliar a concorrência no mercado e reduzir os custos para o consumidor. O órgão reforçou que continua autorizando a operação de mais de 4 mil satélites da Starlink até 2027, além de sistemas da E-Space para o desenvolvimento da internet das coisas.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.