304 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Lula reafirmou nesta terça-feira (1º) que o Brasil fará a repatriação de cidadãos brasileiros "em qualquer lugar que for necessário". Lula lamentou o comportamento agressivo do governo de Israel, criticando os ataques ao Líbano que resultaram na morte de dois adolescentes brasileiros na semana passada. Nesta quarta-feira (2), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está programado para resgatar brasileiros no Líbano, país onde vivem cerca de 21 mil cidadãos brasileiros e que sofre com os ataques aéreos israelenses.
Lula, que está no México para participar da posse da nova presidente Claudia Sheinbaum, criticou a ONU pela falta de ação eficaz para mediar conflitos internacionais. Ele destacou que é lamentável que o Conselho de Segurança não tenha a autoridade moral e política para obrigar Israel a buscar o diálogo ao invés de intensificar os bombardeios. A troca de ataques entre Israel e o Hezbollah, aliado do Hamas, tem aumentado desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro do ano passado.
O presidente também lembrou que, no ano passado, o Brasil tentou, sem sucesso, aprovar uma resolução no Conselho de Segurança da ONU sobre o conflito entre Israel e Hamas. A tentativa foi barrada pelo voto dos Estados Unidos, um membro permanente do conselho, que também vetou outras resoluções propostas.
No México, Lula participou da posse de Claudia Sheinbaum, primeira mulher a assumir a presidência do país, destacando a competência da nova líder e seu potencial para inspirar mulheres na política. Ele ressaltou a importância da participação feminina na política e enfatizou que é hora das mulheres, que são maioria, assumirem seu lugar na esfera pública.
Além disso, Lula teve encontros bilaterais com o ex-presidente López Obrador e a nova mandatária, abordando temas como meio ambiente, questões climáticas, igualdade de gênero e comércio bilateral. Em um fórum com empresários, ele elogiou o processo de abertura comercial entre Brasil e México, que já atingiu um fluxo de mais de US$ 14 bilhões.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.